BrasilSaúde

Ministério da Saúde amplia aplicação de dose de reforço com vacina bivalente para população acima de 18 anos

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Aline Souza / GE]

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (24/04) a ampliação da aplicação da dose de reforço com a vacina bivalente contra a covid-19 para toda a população acima de 18 anos de idade. O objetivo é reforçar a proteção da população contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo o país. Cada estado e município deverá organizar o calendário de vacinação para cada faixa etária.

De acordo com a pasta, a recomendação é que a dose seja aplicada em pessoas que já tenham recebido “pelo menos duas doses monovalentes” no esquema primário, da Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer, há pelo menos quatro meses desde a aplicação da última dose.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, todos aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal com alguma das doses de reforço, mas que tenham recebido pelo menos as duas doses iniciais, podem ser vacinados com a bivalente.

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, lembrou a importância da vacinação e ressaltou a necessidade de retomada da confiança da população nas vacinas.

Eu quero convocar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação. É um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós.

Nísia Trindade

As vacinas bivalentes começaram a ser utilizadas no Brasil em fevereiro deste ano e são imunizantes que buscam oferecer uma proteção extra contra o vírus da covi-19.

Prefeitura do Rio de Janeiro

Após o anúncio do Ministério da Saúde, a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro informou o início da aplicação da vacina bivalente para a população acima de 18 anos a partir desta terça-feira (25/04). Segundo a prefeitura, todas as 237 unidades de Atenção Primária do município, incluindo as clínicas da família, os centros municipais de saúde, postos de vacinação extras na cidade e o Super Centro Carioca de Vacinação estarão abertos para aplicação do imunizante.

Ainda de acordo com a Prefeitura do Rio, a vacinação com a dose bivalente seguirá disponível também para as pessoas imunocomprometidas ou com comorbidades com 12 anos ou mais, além das pessoas com deficiência com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.