BrasilInternacionalPolítica

Mercosul e União Europeia fecham acordo comercial

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ricardo Stuckert / PR]

Os presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e da Comissão Europeia anunciaram, nesta sexta-feira (06/12), a conclusão das negociações do Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia. O anúncio foi feito durante a LXV Cúpula do Mercosul.

De acordo com o governo brasileiro, o acordo, que agora passará pelo processo de preparação para assinatura, representa o maior pacto comercial já firmado pelo Mercosul e uma das maiores áreas de livre comércio bilaterais do mundo. Juntos, Mercosul e União Europeia reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e economias somando aproximadamente US$ 22 trilhões.

As negociações, que começaram em 2023 resultaram em sete rodadas presenciais em Brasília ao longo de dois anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou que “O Mercosul mostra que é possível combinar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental”.

Segundo o governo brasileiro, o Acordo de Parceria abre novas oportunidades de comércio e investimento, ao mesmo tempo em que preserva a autonomia para políticas públicas essenciais, como saúde, desenvolvimento industrial e inovação.

Outro destaque é o foco em desenvolvimento sustentável, com um compromisso colaborativo entre os blocos para enfrentar desafios comuns nas áreas ambiental e social. O Acordo também fortalece a integração regional do Mercosul, promovendo uma inserção mais eficiente das economias do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai no mercado global.

Além dos benefícios econômicos, o Acordo compartilha valores comuns entre as duas regiões, como a defesa da democracia, direitos humanos, paz e sustentabilidade. Ele também estabelece espaços de diálogo para maior coordenação em diversos temas de interesse mútuo.

Os textos finais do Acordo serão divulgados nos próximos dias. O processo agora segue com revisão legal e tradução, com a assinatura prevista para os próximos meses.

*Com informações de Agência Gov

error: Não é possível copiar.