BrasilSaúde

Mais Médicos: 1.600 novos profissionais prontos para atuar no SUS

Após a conclusão do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), 1.600 médicos estão prontos para se juntar ao Sistema Único de Saúde (SUS) e iniciar suas atividades em 624 cidades e 15 distritos sanitários indígenas (DSEIs) em todo o Brasil. Esses profissionais, que incluem médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior, concluíram a etapa teórica do programa Mais Médicos e agora estão aptos para o atendimento em saúde.

O MAAv, uma etapa presencial e obrigatória antes do início das atividades nos municípios, foi finalizado nas cidades de Belo Horizonte e Brasília nesta segunda-feira (25). Com isso, os novos médicos se juntarão aos 24.770 profissionais que já atuam pelo programa.

Em 2023, o Mais Médicos alcançou um número recorde de 28.2 mil vagas preenchidas, cobrindo 82% do território nacional e beneficiando 86 milhões de brasileiros. Além disso, houve um aumento de 45% nas vagas para atendimento nos 34 DSEIs, representando um avanço significativo para a população indígena que enfrentou desassistência nos últimos anos.

Os médicos que realizaram a capacitação em Belo Horizonte, num total de 1.080, serão designados para municípios das regiões Sul e Sudeste, além de assistência a populações específicas como saúde indígena, saúde prisional e consultório de rua. Os 523 profissionais que concluíram o curso em Brasília serão encaminhados para os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No total, são 1.558 médicos brasileiros com diploma do exterior e 70 estrangeiros que agora fazem parte do esforço nacional para melhorar o acesso à saúde.

O Programa Mais Médicos foi criado em 8 de julho de 2013 pelo Governo Dilma Rousseff, com o objetivo de suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades.

Com informações da Comunicação do Ministério da Saúde.

error: Não é possível copiar.