BrasilEconomiaEventos, Lazer e Turismo

Mais de 20 mil aposentados já garantiram passagens pelo Programa Voa Brasil

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / LensGO]



O Programa Voa Brasil, destinado a aposentados do INSS, contabilizou mais de 20 mil passagens aéreas reservadas em seus primeiros quatro meses de operação. As passagens, que têm custo máximo de R$ 200 por trecho, são oferecidas em rotas de baixa ocupação e estão disponíveis para embarques em 77 cidades de todos os estados brasileiros.

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, o volume de reservas seria suficiente para preencher os assentos de mais de 150 aeronaves modelo Embraer. O programa foi lançado em julho de 2024 e busca ocupar assentos ociosos nos voos comerciais, possibilitando o acesso de mais brasileiros ao transporte aéreo.

Para o ministro Silvio Costa Filho, o programa está cumprindo seu papel social ao ocupar assentos que antes ficavam vazios em voos de baixa demanda. ““São números que mostram que nosso objetivo está sendo atingido, que é incluir mais brasileiros no transporte aéreo. Estes aposentados não voavam há pelo menos um ano e estão preenchendo assentos que estariam vazios, já que são disponibilizados pelas companhias aéreas em trechos de elevada ociosidade”, avaliou.

As regiões Sudeste e Nordeste concentraram 84% da demanda nos primeiros meses, com destaque para os destinos de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Brasília. As regiões Centro-Oeste, Sul e Norte responderam, respectivamente, por 8%, 5% e 3% das reservas.

Confira os destinos mais procurados por região:

  • Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Vitória
  • Sul: Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Navegantes
  • Nordeste: Fortaleza, Recife, Salvador, João Pessoa e Natal
  • Norte: Belém, Manaus, Palmas, Santarém e Porto Velho
  • Centro-Oeste: Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e Caldas Novas

Cada aposentado pode adquirir até dois trechos por ano através do site oficial do programa, gov.br/voabrasil. De acordo com informações do Ministério, a próxima etapa do Voa Brasil será voltada a estudantes de baixa renda, com previsão de início no primeiro semestre de 2025.

error: Não é possível copiar.