Mais de 17 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional
[Foto: Victor Hugo / Campos]
A Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para mais de 17 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O documento, que utiliza o CPF como número único, promete reduzir fraudes, melhorar os cadastros administrativos e facilitar o acesso a serviços públicos digitais. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada em todos os estados.
A CIN oferece integração com o GOV.BR, garantindo acesso mais seguro a mais de 4.500 serviços digitais por meio da conta Ouro. Para emitir a nova identidade, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento. O prazo para a troca dos documentos atuais pela CIN vai até 2032. Mais informações estão disponíveis no site oficial: gov.br/identidade.
Até o momento, já foram emitidas mais de 16,6 milhões de CINs em todo o Brasil. o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas destacou que a carteira possibilitará a oferta de “serviços públicos de acordo com a jornada de vida das pessoas, elas terão a impressão de que tem um governo só para elas quando interagirem com a administração pública”. A nova identidade promete a concessão automática de benefícios sociais, simplificando a interação dos cidadãos com a administração pública.
No início do mês, o MGI informou que o estado de Minas Gerais tornou-se o primeiro estado brasileiro a emitir mais de 2 milhões de novas Carteiras de Identidade Nacional (CINs). O Rio Grande do Sul ocupa o segundo lugar, com quase 1,7 milhão de documentos expedidos, seguido pelo Rio de Janeiro, que ultrapassou a marca de 1,4 milhão.
No estado mineiro, a campanha para a obtenção da nova identidade ganhou destaque, com ações como a entrega simbólica do documento ao cantor Bruno Mars, durante seu show em Belo Horizonte, no início de novembro. O gesto visou estimular a adesão da população ao novo modelo.
Infraestrutura Pública Digital
O ministério informou que está trabalhando no desenvolvimento da Infraestrutura Pública Digital (IPD), que usará a base de dados da CIN para automatizar serviços públicos. Segundo Rogério Mascarenhas, a meta é que a plataforma GOV.BR ofereça uma experiência personalizada aos cidadãos, com serviços adequados à sua etapa de vida.
“O foco do nosso trabalho é simplificar a vida dos cidadãos. Queremos que eles tenham uma visão de governo único quando acessarem o GOV.BR, que a plataforma esteja alinhada a jornada de vida da pessoa e essa IPD é fundamental para isso,” destacou Mascarenhas.
*Com informações de MGI