BrasilJustiça

Lula deve nomear Ricardo Lewandowski para o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública

[Foto: Richard Souza / AN]

Fontes afirmam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua intenção de nomear Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), para o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. A nomeação poderá ser anunciada oficialmente nesta quinta-feira (11/01).

Principais Pontos da Nomeação:

  1. Substituição de Flávio Dino: Caso a nomeação seja confirmada, Lewandowski ocupará a vaga deixada por Flávio Dino, que tomará posse no STF em 22 de fevereiro.
  2. Histórico no STF: Ricardo Lewandowski chegou ao Supremo Tribunal Federal em março de 2006, sendo indicado durante o segundo mandato de Lula. Presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2010 e 2012, além de ocupar a presidência do STF de 2014 a 2016.
  3. Formação Acadêmica e Carreira: Nascido no Rio de Janeiro, Lewandowski é bacharel em Ciências Políticas e Sociais e em Ciências Jurídicas e Sociais. Possui mestrado, doutorado e livre-docência em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Antes de ingressar na magistratura, advogou e ocupou cargos públicos, incluindo a presidência da Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A (Emplasa).
  4. Contribuição na Magistratura: Iniciou sua carreira na magistratura em 1990, atuando como juiz no antigo Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo. Em 1997, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Em 2006, assumiu como ministro do STF.

A nomeação de Lewandowski para o Ministério da Justiça e Segurança Pública poderá refletir uma decisão estratégica do presidente Lula, que buscaria contar com a experiência e conhecimento jurídico do ex-ministro do STF para liderar a pasta.

error: Não é possível copiar.