Meio AmbienteRio Grande do Sul

Junho terá chuvas abaixo da média no RS e temperaturas acima da média no Brasil

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / Gustavo Mansur/ Palácio Piratini]

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta sexta-feira (24/05), o prognóstico climático para o mês de junho, indicando que as chuvas devem ficar abaixo da média no Rio Grande do Sul. Desde o final de abril, o estado vem enfrentando fortes precipitações, mas segundo informações do Inmet, no próximo mês há possibilidade de um período mais seco no estado gaúcho.

Enquanto boa parte do país deve experimentar tempo seco, a região Norte, o leste do Nordeste e áreas específicas do Maranhão, Piauí e Ceará terão chuvas acima da média.

As temperaturas em junho devem superar a média em todo o Brasil, de acordo com o Instituto. No Rio Grande do Sul, sendo esperadas temperaturas abaixo de 14ºC, mas ainda assim um grau acima da média histórica para o mês. O Inmet alerta para a possibilidade de geadas em áreas de maior altitude devido à entrada de massas de ar frio, um fenômeno típico desta época do ano.

“Não se descarta a ocorrência de geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude, devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, o que é muito comum nesta época do ano”, informou o boletim divulgado pelo Inmet. 

Para o próximo fim de semana, o Rio Grande do Sul não deve registrar chuvas, apesar do tempo encoberto. Um “anticiclone migratório” deverá atravessará a região sul do estado, provocando uma queda nas temperaturas. No sábado, o tempo será firme em todo o estado, mas no domingo podem ocorrer precipitações moderadas nas regiões da serra, metropolitana e litoral norte. Porto Alegre terá um fim de semana com tempo estável e temperaturas variando entre 16ºC e 9ºC.

A próxima semana deve começar com previsão de chuva, mas o clima deve se estabilizar conforme avançam os dias, no Rio Grande do Sul. Os dados meteorológicos foram coletados pelo Boletim Integrado Agrometeorológico 21/2024, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em conjunto com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

*Com informações de Inmet

error: Não é possível copiar.