Instabilidade na telefonia e internet afeta 222 municípios gaúchos
[Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini]
As fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana causaram interrupções parciais nos serviços de telefonia móvel e outros serviços de telecomunicações em 222 cidades do estado. Essa interrupção parcial ocorre quando pelo menos uma operadora está funcionando em uma determinada região, enquanto outras estão com o serviço afetado.
Em quatro municípios, porém, o apagão da telefonia móvel é total: Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Eldorado do Sul e Progresso. Nessas localidades, não há sinal de telefonia.
O balanço foi apresentado pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que esteve em Porto Alegre para acompanhar as ações de resposta à crise. Ele destacou que as operadoras estão trabalhando para retomar o serviço da banda larga móvel, enquanto os provedores de pequeno e médio porte também estão mobilizados para restabelecer o serviço.
“Além das operadoras estarem atuando para retomar o serviço da banda larga móvel, os provedores de pequeno e médio porte estão, dentro do possível, com equipes mobilizadas para restabelecer o serviço”, disse o ministro.
O ministro prometeu apoio do governo federal para a recuperação do setor, após se reunir com a associação de pequenos e médios provedores de internet banda larga e ouvir relatos de que parte dessas empresas foi bastante afetada pelo evento climático.
Além disso, a Telebrás disponibilizou antenas para conexão de internet banda larga de alta velocidade via satélite, que foram alocadas nas áreas que seguem com serviços regulares interrompidos, conforme informou Juscelino Filho.