Inmetro adia provas de concurso devido a fortes chuvas no RS
[Foto: Ilustração / LensGO]
As fortes chuvas que assolam o Estado do Rio Grande do Sul levaram o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a adiar as provas objetivas do Concurso Público para os cargos de Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade e Analista Executivo em Metrologia e Qualidade, originalmente programadas para o dia 12 de maio de 2024.
Porto Alegre, capital do estado, é uma das cidades onde as provas seriam realizadas, conforme estipulado no edital do concurso. Contudo, devido à calamidade pública decorrente das intensas chuvas, o Inmetro informou que tornou-se inviável a realização dos exames na região afetada, exigindo o adiamento das etapas do certame. As novas datas serão anunciadas posteriormente.
“O Inmetro se solidariza a todos os atingidos pelo evento danoso e reafirma seu compromisso para garantir o melhor andamento do certame”, diz a nota.
Para mais detalhes, os interessados podem consultar a página oficial da banca examinadora, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – Idecan .
Concurso Nacional Unificado 2024
O governo federal anunciou na sexta-feira (03/05) o adiamento em todo o país da aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul. As provas estavam previstas para este domingo (05/05), em 75.730 salas em todo o país. O certame, considerado o maior já realizado no Brasil, terá uma nova data a ser definida.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, oficializaram o adiamento em uma coletiva de imprensa. Segundo Dweck, a decisão foi tomada após constatar a inviabilidade de realizar as provas no estado gaúcho devido às condições climáticas adversas.
“A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul. O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos”, disse a ministra. “A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova”, acrescentou.
Admissão para o curso de fuzileiros navais 2025
A Marinha do Brasil anunciou, nesta segunda-feira (06/05), o adiamento da prova do concurso de admissão para o curso de fuzileiros navais 2025, que estava originalmente agendada para esta terça-feira (07/05). A nova data para a realização do exame será no dia 21 de maio.
A decisão foi tomada em decorrência da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, que foi severamente afetado por fortes chuvas nos últimos dias.
Segundo nota divulgada à imprensa, o objetivo do adiamento é assegurar a isonomia a todos os candidatos em território nacional, uma vez que, neste momento, o acesso aos locais de prova no Rio Grande do Sul encontra-se dificultado.