Incêndio em fábrica de óleo lubrificante na Ilha do Governador é extinto
[Foto: Ilustrativa/Richard Souza/GE]
Após cerca de 28 horas de operação, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) extinguiu o incêndio que atingiu uma fábrica de óleo lubrificante na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, no sábado (08/02).Mobilização e tecnologia no combate
Mais de 116 bombeiros militares e agentes da Defesa Civil Estadual atuaram na operação, que contou com o apoio de 20 unidades operacionais e 35 viaturas, incluindo escadas e plataformas mecânicas. Drones equipados com câmeras térmicas também foram utilizados, permitindo o monitoramento das áreas mais quentes e auxiliando na eficiência das ações.
Durante o domingo (09/02), o trabalho de rescaldo foi realizado para evitar a reignição dos focos já extintos, com sucesso.Técnicas utilizadas e resultadosAs equipes empregaram espuma especial para líquidos inflamáveis, que acelera o resfriamento e promove a extinção química e o abafamento do material em combustão.
O governador Cláudio Castro elogiou a atuação das equipes envolvidas:
– A ação rápida e coordenada das nossas equipes foi fundamental para evitarmos maiores danos e garantirmos a segurança da população. Parabenizo e agradeço o empenho de todos os profissionais envolvidos. Agora, seguimos com os trabalhos para apurar as causas desse incêndio.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, destacou a eficiência da força-tarefa coordenada pela Defesa Civil Estadual:– A coordenação ágil e eficaz foi essencial para o sucesso da operação.
Investigações em andamento
Com o incêndio controlado, as autoridades seguem investigando as causas e circunstâncias do ocorrido. A atuação das equipes foi essencial para evitar a propagação do fogo e proteger a população local.
Com informações do Governo do RJ.