Rio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

Bombeiros realizam rescaldo de incêndio em fábrica de óleo lubrificante na Ilha do Governador

Compartilhe essa notícia!

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro iniciou, na manhã deste domingo (09/02), o trabalho de rescaldo do incêndio que atingiu uma fábrica de óleo lubrificante na Ilha do Governador. O fogo começou na tarde de sábado (08/02) e mobilizou mais de 116 bombeiros e agentes da Defesa Civil Estadual em uma operação que durou quase 18 horas.

Ação intensiva para conter as chamas

Cerca de 20 unidades operacionais e mais de 30 viaturas, incluindo equipamentos modernos como escadas e plataformas mecânicas, foram utilizadas no combate às chamas e no resfriamento das áreas próximas para evitar a propagação do fogo. Drones com câmeras térmicas também foram empregados para monitorar as áreas mais quentes e auxiliar no direcionamento das equipes.

A Defesa Civil Estadual liderou a força-tarefa montada pelo Governo do Estado, garantindo a coordenação das ações e decisões necessárias para o controle do incêndio.

Impactos ambientais monitorados pelo Inea

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está monitorando a Baía de Guanabara, na área ao redor da fábrica, devido à identificação de resíduos oleosos provenientes do material atingido pelas chamas. Equipes especializadas estão trabalhando na contenção e recolhimento desses resíduos, utilizando cercos para evitar a dispersão para outras áreas da baía.

Situação sob controle

Com o incêndio controlado, o trabalho de rescaldo e monitoramento continua para impedir a reignição dos focos já extintos e minimizar os impactos ambientais. O Governo do Estado acompanha de perto a situação por meio das equipes mobilizadas, garantindo ações rápidas e assertivas na gestão da emergência.

A ocorrência não deixou vítimas, e a área será submetida a perícias para investigar as causas do incêndio.

error: Não é possível copiar.