Rio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

Imigrantes clandestinos africanos são encontrados em navio no Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa]

No último sábado (17/08), a Polícia Federal (PF) resgatou cinco imigrantes clandestinos africanos a bordo de um navio cargueiro de bandeira maltesa, no Porto do Rio de Janeiro. A embarcação, que partiu do Porto de Dakar, capital do Senegal, no dia 4 de agosto, estava transportando os imigrantes em condições precárias de saúde.

Segundo a PF, os cinco resgatados são oriundos de Conakri, capital da Guiné, e entre eles estão dois menores de idade. Os jovens haviam viajado por três dias em um caminhão de carga clandestino antes de embarcarem no navio. Durante a operação de resgate, foi constatado que a saúde dos imigrantes era crítica, levando à sua retirada por motivos humanitários e autorização para desembarque condicional.

Um dos imigrantes manifestou interesse em solicitar refúgio no Brasil. Após o resgate, a seguradora do navio assumiu a responsabilidade pelos cuidados dos imigrantes, que foram encaminhados para um hotel onde aguardam o andamento dos procedimentos legais.

Além disso, a PF informou que a embarcação foi inspecionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido a suspeitas de infecção por malária envolvendo um dos tripulantes e um dos imigrantes.

*Com informações de PF

error: Não é possível copiar.