Rio de JaneiroSegurança

Guarda Civil Rio das Ostras implementará uso de câmeras corporais pelos seus agentes

[Foto: Divulgação / Hytera]

Em Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro, os agentes da Guarda Civil Municipal passarão a utilizar câmeras portáteis em seus uniformes de trabalho. Inicialmente, as câmeras serão utilizadas pelos agentes do Grupamento de Operações Especiais (GOE), do departamento de Trânsito, da Patrulha Maria da Penha e pelos agentes que atuam na Ronda Escolar do município.

Segundo a Prefeitura de Rio das Ostras, a instalação do novo equipamento será obrigatória para os agentes e terá como objetivo proporcionar maior transparência nos atendimentos e abordagens, além de aumentar a segurança tanto para os cidadãos quanto para os agentes durante suas abordagens no município.

Foram adquiridas um total de 20 câmeras corporais que possuem um sistema de gravação contínua com duração de até 12 horas, além de conectividade 3G/4G e Wi-Fi, o que possibilitará a transmissão em tempo real. Os novos equipamentos também são equipados com bluetooth e GPS integrados, visão noturna, função de rádio e lentes giratórias.

O comandante da GCM, João Henrique, ressaltou que a utilização dos novos equipamentos ampliará a transparência durante as abordagens realizadas pelos agentes.

“A utilização deste equipamento amplia ainda mais a transparência durante as abordagens realizadas pela Guarda Civil Municipal. As câmeras vão auxiliar nas ações dos agentes e registrar informações sobre os fatos nas ocorrências”, afirmou o comandante da GCM de Rio das Ostras.

De acordo com a Prefeitura de Rio das Ostras, os agentes não terão acesso ao menu de configurações das câmeras e aos arquivos de gravações feitas durante as abordagens.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.