Governo do RJ intensifica fiscalização contra veículos irregulares e atinge quase 100 mil abordagens
[Foto: Divulgação / Núcleo de Imprensa / Gov do RJ]
O Governo do Estado do Rio de Janeiro tem intensificado a fiscalização contra veículos irregulares em diferentes regiões do estado, por meio da força-tarefa que reúne agentes do Detran, Detro, Polícia Civil e PM. A ação já abordou quase 100 mil veículos e mais de 12 mil motos, rebocando mais de 3 mil delas com problemas de placas.
A operação ocorre em 16 locais diferentes diariamente, incluindo a Baixada Fluminense, a Região Metropolitana e as Zonas Sul, Norte e Oeste da capital. Recentemente, houve um reforço no interior fluminense, em municípios como Araruama, Paracambi, Barra do Piraí, Miguel Pereira, Engenheiro Pedreira, Vassouras e Piraí.
As ações da força-tarefa visam reprimir a circulação de veículos irregulares e combater crimes praticados com motos. As cinco infrações mais registradas são: licenciamento atrasado, condução de veículo sem CNH ou permissão para dirigir, veículo com sistema de iluminação, sinalização ou placas adulteradas, mau estado de conservação e direção sem o uso do cinto de segurança.
Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares também atuam com câmeras portáteis, e mais de 30 agentes são mobilizados em cada uma das operações. Os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas, enquanto os policiais civis verificam se há mandado de prisão em aberto.
Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Já o Detro disponibiliza os reboques que irão transportar os veículos apreendidos para pátios localizados em Vargem Grande, Praça da Bandeira, Seropédica e Barra do Piraí; os agentes do Detro também atuam na repressão do transporte clandestino durante as operações.
Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do RJ.