Rio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

Governo do RJ anunciou o plano de contingência para minimizar os impactos das fortes chuvas previstas para os próximos dias

[Foto: Divulgação / Governo do RJ]

Nesta quinta-feira (21/03), o governador Cláudio Castro anunciou um plano de contingência para minimizar os impactos das fortes chuvas previstas para os próximos dias. Devido à gravidade da situação, foi decretado ponto facultativo para esta sexta-feira (22/03), com o intuito de proteger a população e reduzir os transtornos decorrentes das condições climáticas adversas.

Castro liderou uma reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) com diversas secretarias e órgãos estaduais para coordenar as ações e garantir uma resposta ágil do governo aos municípios que forem afetados pelas chuvas.

De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, os municípios em estágio de alerta são: Guapimirim, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; Volta Redonda, no Sul Fluminense; Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Areal, na Região Serrana.

O governo tomou diversas medidas para enfrentar a situação, incluindo o reforço no Corpo de Bombeiros e na Defesa Civil, que estão com efetivo de mais de 2 mil homens disponíveis por dia, além de 440 viaturas terrestres, aquáticas e aéreas. Todas as folgas foram canceladas e foram disponibilizados novos equipamentos e veículos para auxiliar nos resgates e atendimentos emergenciais.

Um investimento significativo foi realizado em ações de prevenção às chuvas em todo o estado, totalizando mais de R$ 3 bilhões. A Secretaria de Educação foi instruída a manter todas as escolas abertas nos próximos dias, funcionando como pontos de apoio para atender a população em caso de necessidade.

A Secretaria de Energia e Economia do Mar emitiu um alerta para que as concessionárias de energia elétrica se preparem para ativar seus planos de contingência, visando restabelecer o fornecimento de energia elétrica prioritariamente em locais essenciais, como hospitais e unidades de segurança.

A Secretaria de Saúde e a Polícia Civil também estão mobilizadas para prestar assistência e suporte às comunidades afetadas pelas chuvas, com equipes médicas e periciais de prontidão para atuar em qualquer emergência.

Diante do cenário desafiador, o governo reforça a importância de a população seguir as orientações das autoridades, buscar abrigo em locais seguros e utilizar os canais oficiais de comunicação para solicitar ajuda em caso de necessidade.

error: Não é possível copiar.