Rio de JaneiroSegurança

Governo do RJ anuncia reforço de mil policiais para operação conjunta no Complexo da Maré, além de viaturas e drones com reconhecimento facial

[Foto: Luis Alvarenga / Gov RJ]

O Governo do Estado do Rio de Janeiro irá mobilizar mil policiais militares e civis para uma operação conjunta com forças federais no Complexo da Maré. O esforço estadual incluirá drones com tecnologia de reconhecimento facial e de placas, 50 viaturas, 12 blindados, três aeronaves, cinco ambulâncias e a unidade de demolição da Polícia Militar para a remoção de barricadas.

O governador Cláudio Castro destacou a estruturação da ação como uma iniciativa conjunta e eficaz, combinando inteligência, tecnologia e investigação para proteger a população contra a ação dos criminosos. Ele ressaltou a crueldade desses indivíduos, que não hesitam em utilizar crianças como escudos, conforme evidenciado pelas imagens captadas pelos drones.

Na segunda-feira, o governador se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que disponibilizou um contingente de 570 agentes, sendo 300 da Força Nacional e 270 da Polícia Rodoviária Federal, além de 50 viaturas e 22 blindados. O ministro também anunciou uma destinação de R$ 95 milhões para presídios de segurança máxima no estado do Rio de Janeiro.

A operação não será limitada apenas à Maré, abrangendo um trabalho mais amplo de investigação, bloqueio de recursos financeiros, combate ao tráfico de armas e drogas, prisão de líderes de facções criminosas e transferência para presídios federais. A ação busca ser completa e complexa, visando abordar as questões estruturais do crime no estado do Rio de Janeiro.

error: Não é possível copiar.