Rio Grande do SulSaúde

Força Nacional do SUS abre cadastro de voluntários para apoio no Rio Grande do Sul

[Foto: Julia Prado / MS]

Após o decreto de calamidade no estado do Rio Grande do Sul, o banco de voluntários da Força Nacional do SUS (FN-SUS) registrou mais de 20 mil profissionais da saúde se inscrevendo para colaborar, segundo informações do governo federal. Até o final da tarde de quinta-feira (09/05), o serviço já contava com um total de 68.464 mil pessoas cadastradas, um aumento em relação aos 46.718 cadastros registrados em 30 de abril.

A Força Nacional do SUS está atuando no estado desde que o Ministério da Saúde foi acionado, a partir de 2 de maio. Recentemente, um segundo voo transportou mais 44 integrantes, incluindo técnicos operacionais do Ministério, reforços para equipes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e membros da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros, para a Base Aérea de Canoas.

Além de lidar com tragédias ambientais, a Força Nacional do SUS também atua em situações epidemiológicas, surtos e epidemias que possam representar riscos de disseminação nacional, incluindo agentes infecciosos inesperados, reintrodução de doenças erradicadas e eventos que ultrapassem a capacidade de resposta da direção estadual do Sistema Único de Saúde.

Como se inscrever na Força Nacional do SUS

Os voluntários interessados em se inscrever podem preencher o formulário de inscrição online, fornecendo nome completo e área de formação. O cadastro é permanente, permitindo convocações para eventuais missões futuras.

Força Nacional do SUS

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em 2011, voltado para a execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, desastres ou desassistência à população, quando a capacidade de resposta do estado ou município é excedida.

Desde sua criação, a FN-SUS realizou mais de 4 missões, incluindo apoio a desastres naturais, gestão de grandes eventos, assistência a populações vulneráveis e resposta a tragédias como o incêndio na boate em Santa Maria/RS.

Criada junto ao decreto que dispõe sobre a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), a FN-SUS pode ser convocada em caso de ESPIN, por solicitação do Comitê Gestor, dos entes federados ou para integrar ações humanitárias e resposta internacional coordenada.

A ESPIN é declarada em situações epidemiológicas, desastres ou desassistência à população que exijam medidas urgentes de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública. Isso inclui surtos e epidemias que apresentem risco de disseminação nacional, eventos de desastre reconhecidos pelo governo federal e situações em que a população fica desassistida devido a incapacidade ou insuficiência de atendimento.

error: Não é possível copiar.