JustiçaRio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

Força Federal reforçará segurança nas Eleições Municipais no Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na terça-feira (24), o envio de tropas da Força Federal para atuar nas Eleições Municipais do Rio de Janeiro, reforçando a segurança em 32 cidades e aproximadamente 500 locais de votação, além de vias expressas da capital. As Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – estarão presentes antes e durante o pleito.

Em reunião realizada na quarta-feira (25), o Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (GAESI) do TRE-RJ detalhou as ações integradas das forças de segurança. O Exército lançou a Operação Guanabara, a Marinha a Operação Tamandaré e a Aeronáutica a Operação Santos Dumont, reforçando o compromisso com a normalidade e segurança das eleições. Além disso, a Secretaria de Polícia Civil firmou parceria com a Polícia Federal para o atendimento de crimes eleitorais fora da cidade do Rio.

O pedido de envio de tropas foi feito pelo TRE-RJ ao TSE, em conjunto com o Governo do Estado, e aprovado pela Presidência da República.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou o planejamento detalhado das operações, que garantirá a segurança dos eleitores e a lisura do pleito. “Alteramos 53 locais de votação por motivos de segurança, garantindo que os eleitores possam votar sem interferências externas”, afirmou.

A Polícia Militar será responsável pela segurança nos 4.974 locais de votação em todo o estado, atuando na distribuição e escolta das urnas, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal. Na capital, a Guarda Municipal fornecerá suporte em 99 locais de votação, além de orientar o trânsito no dia da votação, assegurando a livre circulação dos eleitores.

Com informações da Comunicação do TRE-RJ.

error: Não é possível copiar.