FAB inicia Operação Escudo Yanomami em Roraima
[Foto: Ilustração / GE]
A Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou nesta quarta-feira (01/02), Operação Escudo Yanomami, em Roraima. A ação ocorre com base no Decreto Presidencial nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023.
O Decreto foi assinado pelo Presidente Lula, na tarde de terça-feira (01/01) e autoriza requisão de bens, servidores e serviços necessarios, buscando medidas para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no território Yanomami e também, combate ao garimpo ilegal que se instalou na região.
O Ministério da Defesa informou que “atuará no fornecimento de dados de inteligência e no transporte aéreo logístico das equipes da Polícia Federal, do Ibama e dos demais órgãos e entidades da administração pública federal que participarão diretamente na neutralização de aeronaves e de equipamentos relacionados com a mineração ilegal no território Yanomami”.
A medida implemetará uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) no espaço aéreo da região norte do país e será composta por 3 áreas:
- Reservada (Área Branca);
- Restrita (Área Amarela); e
- Proibida (Area Vermelha).
Buscando a prevenção e a redução de risco e transmissão de doenças e demais agravos, a FAB informou que o acesso de pessoas ao território Yanomami ocorrerá segundo “o disposto em ato conjunto editado pelo Ministro de Estado de Saúde e pelo Ministro de Esato dos Povos Indígenas”.