Estudantes cariocas são premiados na 4ª Olimpíada Carioca de Matemática
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro realizou, nesta sexta-feira (13/12), a cerimônia de premiação da 4ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM). Entre os destaques, os 100 alunos vencedores das medalhas de ouro ganharam uma viagem para a Disney e para a Nasa, na Flórida, programada para 2025. Além disso, os medalhistas de prata e bronze, assim como alunos premiados na OCM Mirim, receberam certificados, menções honrosas e reconhecimento pelos esforços nos estudos.
Durante o evento, o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, destacou a importância da iniciativa para estimular o aprendizado. “A Olimpíada Carioca de Matemática já é a segunda maior Olimpíada do Brasil e tem como principal premiação levar a nossa garotada para a Disney e para a Nasa. Mais 100 alunos vão estar, agora em janeiro, representando a cidade do Rio de Janeiro na Flórida porque mandaram bem nos estudos. Com isso, o recado a passar é muito simples: estudar vale a pena. A gente quer ser a capital da matemática na América Latina e essa Olimpíada vai muito nessa direção. Além dos alunos, professores também estão sendo homenageados porque a gente sabe que o melhor caminho é o do conhecimento.”
Desde sua criação em 2021, a OCM vem registrando um aumento de participantes. A administração municipal informou, que este ano, cerca de 400 mil alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de estudantes do Projeto Travessia, Carioca I e II e EJA, participaram da competição. Na primeira edição, em 2021, foram 200 mil inscritos, número que dobrou em apenas dois anos.
Além dos alunos, professores e escolas que obtiveram destaque no desempenho de seus estudantes também foram premiados nesta sexta-feira.
*Com informações de Prefeitura do Rio