Emergência MG permite acionamento das forças de segurança pela internet, em municípios do estado
[Foto: Ilustrativa]
Um projeto implantado em Minas Gerais busca possibilitar que cerca de um quarto da população mineira possa acionar as forças de segunça por meio da internet. O serviço Emergência MG aderiu mais 24 municípios do estado para sua área de atendimento, totalizando 34 cidades abrangidas até o momento. Segundo o governo do estado de MG, a população atendida chega a mais de 5 milhões.
O serviço de atendimento virtual, pioneiro no país, permite a mobilização integrada das polícias e do Corpo de Bombeiros Militar através de chat. Pode ser acionado por meio do site próprio, do aplicativo MG App do Governo de Minas e também pelo aplicativo de mensagens Telegram.
Para o governo de MG, a iniciativa representa uma revolução na mobilização das forças de segurança em Minas Gerais, uma vez que até então as chamadas telefônicas para o 190, 197 e 193 eram o único meio disponível desde 1976. Agora, o Emergência MG oferece uma única porta de entrada para acionamento da PM, PC e Corpo de Bombeiros Militar, proporcionando uma solução integrada e eficiente para situações de emergência.
Além disso, o projeto também é inclusivo, permitindo o acionamento das polícias e bombeiros por pessoas surdas. A interface tecnológica possibilita o compartilhamento de localização, envio de fotos e até mesmo videochamadas, tornando possível uma resposta mais rápida e eficaz em casos de emergência.
A expansão do Emergência MG é parte de um processo gradativo, iniciado em novembro de 2023 em Lagoa Santa, onde foram realizados testes piloto bem-sucedidos. Após a adesão significativa e o sucesso dos testes, o serviço foi ampliado para Belo Horizonte e mais nove municípios da Região Metropolitana em janeiro deste ano.