Embarcação naufraga na Baía de Guanabara
[Foto: Richard Souza / GE]
Uma embarcação com 14 pessoas a bordo afundou na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, no final da tarde de domingo (05/02). Até o momento, oito pessoas seguem desaparecidas, sendo uma criança, um adolescente, três mulheres e três homens. O motivo do acidente, segundo o Corpo de Bombeiros, foi o mau tempo que atingiu a cidade na tarde de domingo.
A traineira, conhecida como Caiçara, saiu na manhã do domingo (05), da Praia dos Bancários, na Ilha do Governador, e seguia para Ilha de Jurubaíba, perto de Paquetá.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), a Coporação foi acionada por volta das 17h para atender a um chamado de uma embarcação que virou na Ilha de Paquetá. Segundo informações, 6 pessoas foram resgatadas com vida, por terceiros e receberam os primeiros-socorros do CBMERJ, sendo, logo em seguida, encaminhados para o CER da Ilha do Governador.
Um menino de 10 anos;
Um adolescente de 14 anos;
Uma mulher de 46 anos;
Uma mulher de 43 anos;
Um homem de 38 anos; e
Um homem de 45 anos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 8 pessoas seguem desaparecidas
Um criança de 3 anos;
Um adolescente de 14 anos;
Um homem de 46 anos;
Um homem de 45 anos;
Um homem;
Uma mulher;
Um mulher de 35 anos; e
Uma mulher de 38 anos.
Segundo o CBMERJ, 50 militares seguem nas busca pelos desaparecidos. Na operação, são utilizadas uma lancha, motos aquáticas, botes e helicóptero.
Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que a Capatania dos Portos do Rio de Janeiro tomou conhecimento “da ocorrência de um emborcamento de uma traineira na altura da Ilha do Governador (RJ)”.
Ainda segundo a Marinha, “um procedimento interno será instaurado para apurar causa, circunstâncias e responsabilidades do acidente, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de ocorrências análogas no futuro”.
Confira, abaixo, a nota da Marinha do Brasil:
“A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informa que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) tomou conhecimento, na tarde de domingo (05), da ocorrência de um emborcamento de uma traineira na altura da Ilha do Governador (RJ).
Ressalta-se que a CPRJ enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao local para averiguações tão logo teve ciência do ocorrido. A embarcação contava com 12 tripulantes, 6 deles devidamente resgatados até o momento. As buscas pelos demais estão sendo realizadas tanto pela Marinha do Brasil quanto pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Insta salientar que não foi verificado indício de poluição hídrica no local.
A CPRJ esclarece, também, que um procedimento interno será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente, bem como colher ensinamentos para reduzir a probabilidade de ocorrências análogas no futuro. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº 2.180/54.”