BrasilRio de Janeiro

Eletronuclear comunicou desligamento controlado em Angra 1

A Eletronuclear comunicou que Angra 1 passou, em 16/01/2024, por um desligamento controlado do Sistema Interligado Nacional (SIN) para realizar um reparo na turbina da usina.

O processo de redução de carga teve início na terça-feira (16/01/2024), após identificação de problemas técnicos em uma das válvulas de bloqueio de vapor do circuito secundário por profissionais da empresa.

É importante ressaltar que o evento, cujas causas estão em apuração, não apresentou riscos aos trabalhadores, ao meio ambiente, à população e à segurança nuclear.

A empresa destaca que a usina permanecerá fora do SIN até a conclusão da manutenção do equipamento, garantindo a segurança e alta performance de Angra 1.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico e a Comissão Nacional de Energia Nuclear foram devidamente informados sobre a operação em Angra 1.

Adicionalmente, a empresa esclarece que, em 13/01/2024, ocorreu uma falha mecânica em uma das bombas de água de alimentação principal para os geradores de vapor de Angra 1. Importante ressaltar que esse evento do final de semana, que não resultou no desligamento da usina, não está relacionado ao episódio mais recente em 16/01/2024.

No dia 13/01/2024, apenas a bomba de água foi desligada, seguindo os procedimentos operacionais, e a carga do reator da usina foi reduzida para 48%, conforme programação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Destaca-se que esse incidente também ocorreu no circuito secundário, sem qualquer perigo radiológico envolvido.

error: Não é possível copiar.