Dia Mundial de Combate à Hanseníase
[Foto: Aline Souza / AEF]
Neste domingo, dia 29 de janeiro de 2017, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase e Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hanseníase, foi realizado um evento especial na Praça Antônio Raposo, em Araruama, levando informação e serviços de saúde para mais perto da população.
O evento contou com serviço de avaliação de manchas de pele por dermatologista, verificação de pressão arterial por enfermagem, panfletagem e palestra de orientação e conscientização, seguida de apresentação lúdica sobre o tema.
Estiveram presentes no evento o Vice-Prefeito Marcelo Amaral e a Secretária de Saúde Flavia Godinho, possibilitando a interação direta entre o público e o poder executivo do município.
O público assistiu a palestra de forma participativa e aprendeu divertindo-se com a apresentação lúdica de um casal de palhaços que discutiam sobre a doença e sobre a ida ao serviço de saúde para diagnóstico e tratamento.
Destacando a existência de cura, o tratamento gratuito para a doença e a forma de contágio, buscou-se também combater o preconceito com informação.
O evento foi planejado e desenvolvido por três coordenações da Secretaria Municipal de Saúde de Araruama (Coordenação do Programa de Hanseníase, Coordenação de Educação em Saúde e Coordenação de Saúde Coletiva). Sua realização contou com colaboração de voluntários da ONG Morhan e de alunas da Escola Destake, além de funcionários da Saúde Coletiva, e apoio da Secretaria de Cultura que cedeu o espaço e a estrutura onde ocorreu o evento.