“Defesa Civil nas Escolas” promove prevenção e resiliência em Rio das Ostras
[Foto: Divulgação / Ascomti / Rio das Ostras]
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e da secretaria de Educação, está promovendo a segunda edição do projeto “Defesa Civil nas Escolas”. O objetivo principal é capacitar os alunos do ensino fundamental em conceitos básicos de defesa civil, preparando-os para lidar com situações de risco e desastres no município.
Desde o seu início em 2022, o projeto já capacitou aproximadamente 200 alunos em prevenção e resiliência. Além disso, os estudantes são apresentados a medidas que podem ser adotadas para evitar riscos. O assessor técnico da Defesa Civil do município, Luiz Carlos Carvalho, destaca que os alunos aprendem não apenas a responder a situações de emergência, mas também a preveni-las.
“O trabalho deve também ser através do conhecimento e a parceria com a Semede tem proporcionado uma ótima receptividade do Projeto. Temos trabalhado com os alunos da Rede Municipal de Ensino e dando prioridade aqueles das áreas de risco mapeadas no municípi, para tornarmos toda a nossa comunidade mais resilente”, ressalta Luiz Carlos.
Ele ainda explica que o projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância das ações de defesa civil e, além disso, destacar os perigos aos quais a população está exposta.
“O projeto é mais uma interação dos alunos com a equipe da Defesa Civil, que trabalha também com a prevenção, levando a orientação às pessoas, informando, inclusive, as medidas que podem tomar para ficarem protegidas”, pontuou o assessor técnico da pasta.
Ao longo do ano, o projeto contemplará outras unidades escolares. A próxima escola a ser visitada será o CIEP Brizolão Mestre Marçal, localizado no Jardim Campomar.
Agente Comunitário Mirim
O projeto “Defesa Civil nas Escolas” também visa transformar os alunos capacitados em multiplicadores das informações adquiridas. Ao final do encontro, é proposto o desafio do “Agente Comunitário Mirim”. Os alunos são incentivados a identificar os riscos aos quais eles e suas comunidades estão expostos e a propor ações para minimizá-los em vídeos de 1 a 3 minutos. Os vídeos devem ser enviados por meio das redes sociais da Defesa Civil, WhatsApp ou e-mail.
De acordo com a Prefeitura de Rio das Ostras, os melhores vídeos serão selecionados e divulgados em julho e novembro deste ano.
Segundo o assessor técnico da Defesa Civil, essa ação permite que os estudantes se tornem multiplicadores das informações, ajudando a conscientizar seus familiares e vizinhos sobre a importância das ações de prevenção de riscos no município.
“Ele vai levar essa informação para o pai, para a mãe, pro vizinho, e ele vai se tornar esse multiplicador, esse Agente Comunitário Mirim de Defesa Civil dentro da comunidade dele e levar essas informações paraa residência, porque as vezes o pai, a mãe, não teve acesso a essa informação” explicou o assessor técnico do órgão municipal.
MCR 2030
Rio das Ostras está entre as 294 cidades brasileiras que aderiram à iniciativa MCR 2030, liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNDRR).
A iniciativa busca promover a resiliência urbana, visando garantir que os municípios participantes se tornem inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis até o ano de 2030.
De acordo com o UNDRR, Rio das Ostras apresenta pontos de risco e vulnerabilidade que incluem:
- Desabamento de construções;
- Inundação;
- Alagamentos residenciais;
- Deslizamento de terra.
Confira a matéria acima na edição do Gazeta Expressa Kids de 28 de maio.