BrasilGastronomia

Conservação de alimentos: Dicas para manter legumes e frutas frescos

[Foto: Richard Souza / AN]

Você já imaginou pensar em um prato delicioso e, ao buscar os ingredientes, perceber que a batata estava com um odor desagradável ou que a cenoura estava murcha? Pode parecer algo simples, mas quando se trata da conservação de alimentos, existem cuidados e regras que podem prolongar a frescura de legumes, hortaliças e frutas, aumentando sua validade.

A batata inglesa, ingrediente muito comum no dia a dia dos brasileiros, por exemplo, é muito comum ser guardada na geladeira assim que chegamos em casa após fazer a feira, mas seu armazenamento requer uma série de cuidados para que sua textura não seja alterada e sua validade prolongada, como explica a Chef e nutricionista do Instituto Gourmet, Karoline Albini Schast.

“Quando a gente fala de batata, a melhor conservação que temos para ela é fora da geladeira e de preferência em um ambiente que a gente não tenha contato com a luz”, disse.

Segundo ela, as colorações esverdeadas encontradas em algumas batatas, são resultados de seu contato com a luz e que “quanto mais luminosidade, mais a batata produz clorofila e faz com que a gente fique com aquela batata cheia de pontinho verdes né, ou uma grande parte dela verde”.

Além disso, a profissional lembrou ainda, o teor de amido presente neste legume, e acrescentou que quando refrigerado o transformará em açúcar “o que nutricionalmente falando, vai impactar muito pouco dentro da composição da batata”, mas que poderá mudar a textura, cor e seu aspecto visual.

Dessa forma, completa Karoline que para que as batatas tenham sua validade prolongada e entreguem todo o seu sabor e característica, elas devem ser armazenadas fora da geladeira em sacos fechados, como aqueles utilizados para guardar pão.

“Uma dica de ouro, é que a gente guarde as batatas dentro de um pacotinho. Pode reaproveitar aqueles de papel e de pão e colocar a batata dentro de um pacotinho bem fechadinho fora da geladeira, em um lugar fresco, longe de outros vegetais, de outras verduras para que ela possa ficar ali, bem conservada”, completou a nutricionista.

A cenoura e a beterraba, por outo lado, segundo a nutricionista, por serem mais ricas em água, podem ser armazenadas sob refrigeração, em recipiente fechado, para que elas não murchem e durem mais tempo. “Toda essa hidratação que elas têm, dentro da geladeira, já não é tão impossível de conservar”, explicou.

A profissional ressaltou ainda, que estes tubérculos, não devem ser soltos dentro da geladeira, justamente pela sua composição ser, em grande parte, de água, fazendo com que a umidade do eletrodoméstico “o frio da geladeira, o ar que circula dentro da geladeira vai ressecando aos poucos as cenouras e a beterraba”, ocasionando em sua desidratação, entregando um aspecto de legume murcho em pouco tempo.

Uma dica, segundo ela, é conservar tanto as cenouras quanto as beterrabas em um plástico ou um pote hermético bem fechado “dentro da geladeira, que ela vai durar de duas a três semanas”, no entanto, é importante estar atento para que o pote ou saco seja bem fechado para que a durabilidade seja garantida.

Já os tomates, utilizados em muitas saladas no verão, mas considerado uma fruta, podem também ser conservados dentro da geladeira, desde que estejam amadurecidos.

Segundo a nutricionista, caso um tomate mais esverdeado, considerado fora do ponto de maturação, seja armazenado na geladeira, poderá resultar em um tomate “insosso, menos saboroso”. Isso porque, de acordo com ela, após a fruta ser colhida, ela permanece produzindo algumas enzimas de amadurecimento que fazem com que ele amoleça, fique bem vermelhinho”.

“O correto é que a gente deixe os tomates para fora da geladeira e quando os tomates tiverem maduros, no ponto, você faz aquele molho de tomate super saboroso ou guarde ele dentro da geladeira para que ele dure uns três, quatro dias a mais do que ele duraria fora da geladeira já na maturação correta”, disse.

A profissional ressaltou ainda, que tanto legumes, quanto vegetais e frutas, após serem manipulados, como cortes, é necessário que eles sejam colocados dentro da geladeira, “ai não existe conservação fora da geladeira”, finalizou a Chef nutricionista.

Confira essa reportagem no Gazeta Expressa Kids:

error: Não é possível copiar.