Conclave começa em 7 de maio: cardeais se preparam para eleger novo Papa na Capela Sistina
[Foto: Reprodução de vídeo / Youtube]
A Capela Sistina, no Vaticano, já está pronta para o início do conclave que vai eleger o novo Papa a partir do dia 7 de maio. A tradicional chaminé, por onde sairá a fumaça preta ou branca, foi instalada no telhado do local na última sexta-feira (02/05), em operação realizada pelo corpo de bombeiros do Vaticano.
A fumaça preta indicará que ainda não houve consenso entre os cardeais, enquanto a fumaça branca anunciará ao mundo a escolha do novo Pontífice, a ser eleito por pelo menos 89 dos 133 cardeais com direito a voto.
No dia 7, a programação começa às 10h (horário local) com a missa votiva Pro Eligendo Romano Pontifice, celebrada na Basílica de São Pedro. À tarde, às 16h30, os cardeais eleitores seguem para a Capela Paulina, onde rezarão a Ladainha de Todos os Santos. De lá, seguem em procissão até a Capela Sistina, onde prestarão juramento de fidelidade à Igreja e de sigilo absoluto sobre o processo eleitoral.
Após o comando “extra omnes” — que determina a saída de todos os não envolvidos no conclave —, os cardeais ouvem a última meditação espiritual antes do início das votações, conduzida pelo Cardeal Raniero Cantalamessa, Pregador Emérito da Casa Pontifícia.
O primeiro escrutínio ocorrerá ainda na noite de 7 de maio. A partir do dia seguinte, as votações continuarão com quatro escrutínios diários, dois pela manhã e dois à tarde. As cédulas serão queimadas após cada rodada de votação, produzindo a fumaça que informará ao público o resultado: preta, se não houver decisão; branca, se o novo Papa for escolhido.
*Com informações de Vaticano