BrasilEmprego e RendaSocial

Comissão debate inclusão do trabalho voluntário como critério de desempate em concursos

Compartilhe essa notícia!

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (28/08), uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 3044/21, que propõe a inclusão do trabalho voluntário como critério de desempate em concursos públicos. A sessão, marcada para as 10 horas no plenário 12, foi solicitada pelo autor do projeto, deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE).

O PL 3044/21 visa incentivar a prática do voluntariado ao permitir que as horas dedicadas a essa atividade sejam consideradas como critério de desempate em concursos públicos e em processos seletivos de instituições de ensino superior. Gadêlha destaca que, apesar de a Lei do Serviço Voluntário estar em vigor há 26 anos, ela ainda é pouco conhecida pela população. O deputado acredita que a medida pode fortalecer a cultura do voluntariado no Brasil.

A audiência acontece em uma data significativa, o Dia Nacional do Voluntariado, e também tem como objetivo homenagear os brasileiros que se dedicam a essa atividade. Gadêlha cita a Pesquisa Voluntariado no Brasil de 2021, que mostra um crescimento expressivo da prática no país. De acordo com a pesquisa, o número de pessoas que já realizaram algum tipo de trabalho voluntário aumentou de 18% em 2001 para 56% em 2021.

O debate sobre o PL 3044/21 é parte de um esforço maior para reconhecer e valorizar o trabalho voluntário no Brasil, destacando sua importância tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o fortalecimento da sociedade como um todo.

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

error: Não é possível copiar.