Coberturas vacinais infantis apresentaram aumento em 2023
[Foto: Rodrigo Nunes / MS]
O Ministério da Saúde informou que após enfrentar quedas consecutivas desde 2016, o país registrou um aumento em 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A média de alta nessas coberturas foi de 7,1 pontos percentuais, representando um marco positivo na saúde infantil do país.
Entre os destaques estão vacinas como:
- Contra a poliomielite (VIP e VOP);
- Pentavalente
- Rotavírus;
- Hepatite A;
- Febre amarela;
- Meningocócica C (1ª dose e reforço);
- Pneumocócica 10 (1ª dose e reforço);
- Tríplice viral (1ª e 2ª doses) e
- Reforço da tríplice bacteriana (DTP).
O reforço da tríplice bacteriana emergiu como o destaque nacional em termos de aumento na cobertura vacinal, registrando um crescimento significativo de 9,23 pontos percentuais, elevando a taxa de 67,4% para 76,7%. Essa ascensão representa um marco positivo nas estatísticas de imunização do país. Além disso, ao analisar a cobertura vacinal em nível estadual, observa-se uma tendência generalizada de melhoria em relação às 13 vacinas consideradas.
Segundo o governo federal, foram realizados investimentos significativos na compra de imunizantes. Em 2023, mais de R$ 6,5 bilhões foram destinados a esse fim, com previsão de alcançar R$ 10,9 bilhões em 2024. Ainda de acordo com o governo, recursos inéditos foram repassados aos estados e municípios para apoio às ações de imunização, com foco no microplanejamento e comunicação regionalizada.