Meio AmbienteRio Grande do Sul

Chuvas intensas podem atingir o Rio Grande do Sul e Santa Catarina neste sábado (04/05)

[ Foto: Divulgação / Mauricio Tonetto / Secom]

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo de chuvas intensas para o Rio Grande do Sul e a região sul de Santa Catarina. De acordo com o órgão, há riscos de alagamentos, descargas elétricas, quedas de galhos de árvores e cortes de energia elétrica. Cerca de 600 municípios podem ser afetados.

No Rio Grande do Sul, a região metropolitana de Porto Alegre e outras áreas do estado devem ser afetadas. Em Santa Catarina, as regiões mais vulneráveis são a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e as regiões oeste e sul do estado.

O Inmet recomenda à população evitar se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.

Até o momento, o Rio Grande do Sul já registrou 39 mortes devido às chuvas que afetam o estado desde o início da semana. A Defesa Civil informa que 68 pessoas estão desaparecidas. Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas pelas forças integradas de segurança, enquanto 24 mil estão desalojadas. O governo contabiliza 265 municípios afetados, do total de 497 em todo o estado.

error: Não é possível copiar.