Campanha de Vacinação contra Gripe no RJ
[Foto: Aline Souza / GE]
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 10 de abril em todo o estado do Rio de Janeiro, e a meta é imunizar 6,9 milhões de pessoas. A campanha, que este ano será realizada em uma única etapa, tem como objetivo vacinar todos os grupos prioritários, que são mais suscetíveis a complicações da gripe, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, entre outros.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, nos últimos dias, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede estadual registraram um aumento significativo de atendimentos a casos de síndrome gripal, com uma média de 1.100 atendimentos por dia. O número representa um aumento considerável em relação à média diária de 548 atendimentos no início de fevereiro. Além disso, também houve um aumento nos atendimentos pediátricos, com casos de bronquiolite.
A vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade. Esse grupo deve aguardar um período de 15 dias entre as vacinas e priorizar a administração da dose contra Covid-19.
A Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe para prevenir complicações e evitar a sobrecarga do sistema de saúde, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. A vacina contra a influenza pode ser administrada com quaisquer outras vacinas do calendário vacinal e é contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.