Brasil registra queda de 5,1% nos casos de violência contra a mulher em 2024, segundo Sinesp
[Foto: Imagem Ilustrativa]
Em 2024, o Brasil registrou uma redução de 5,1% nos casos de violência contra a mulher em comparação a 2023, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Até outubro deste ano, foram contabilizadas 1.128 mortes por feminicídio, o que também representa uma diminuição em relação a 2022, quando o índice caiu quase 2%. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), os números são atribuídos a um conjunto de ações e investimentos públicos voltados ao enfrentamento da violência contra a mulher.
O MJSP informou que destinou R$ 116 milhões em 2024, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), para ações de proteção à população feminina nos estados e no Distrito Federal. Esse valor, segundo a pasta, é superior aos R$ 100 milhões destinados no ano anterior. A criação de um comitê nacional de gestoras do FNSP, que integra gestoras de políticas públicas estaduais, também visa fortalecer a execução dos recursos destinados ao combate à violência contra a mulher, com 10% da verba obrigatoriamente voltada a essa causa, disse o ministério.
Em termos de operações, a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) coordenou duas grandes ações, as operações Átria e Shamar, em 2024. Durante essas operações, foram atendidas 203.268 vítimas, emitidas 117.557 medidas protetivas urgentes, realizadas 17.605 prisões e apreendidos 319 menores. Além disso, 11,1 milhões de pessoas foram alcançadas por ações educativas de prevenção.
*Com informações de MJSP