BrasilInternacionalSaúde

Brasil registra mais de 1.500 casos confirmados de Mpox em 2024

Compartilhe essa notícia!

Em 2024, o Brasil já confirmou 1.578 casos de mpox, de acordo com o painel de monitoramento do Ministério da Saúde. Além dos casos confirmados, foram contabilizados 60 casos prováveis e 434 suspeitos em todo o país. A maioria das infecções está concentrada entre pessoas com idade de 30 a 39 anos, Em seguida, estão os grupos etários de 18 a 29 anos e de 40 a 49 anos.

Os homens representam 81% dos casos confirmados, com destaque para o fato de que 70% deles declararam ter relações sexuais com outros homens. Quanto ao perfil racial, 46% dos casos se concentram entre pessoas brancas, 29% entre pardas e 11% entre pretas.

A Região Sudeste é a mais afetada, registrando 1.269 dos casos confirmados. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro lideram, com 866 e 320 casos, respectivamente. O Nordeste contabiliza 137 casos, seguido pelo Centro-Oeste com 97, Norte com 72, e Sul com 61.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) agendou uma reunião do comitê de emergência para sexta-feira (22/11) com o objetivo de reavaliar a situação mundial da doença. Desde janeiro de 2022, foram confirmados 109.699 casos e 236 mortes em 123 países.

A África é o continente com o maior número de infecções, com 11.148 casos confirmados entre 1º de janeiro e 3 de novembro de 2024, além de 46.794 casos suspeitos. A República Democrática do Congo é o país mais impactado, com 8.662 casos confirmados e 39.501 suspeitos.

Uma nova variante, denominada 1b, foi registrada em três novos países: Reino Unido, Zâmbia e Zimbábue.

Emergêncial de Saúde Pública de Preocupação Internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em agosto deste ano, a varíola M, também conhecida como Mpox, como uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional. A decisão foi tomada após uma reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional, realizada em Genebra.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, endossou a recomendação do comitê de emergência, que considerou a situação um risco significativo para a saúde global. O especialista Dimie Ogoina, que liderou o grupo, destacou que a recomendação se baseou em uma análise detalhada da propagação da doença e no potencial de disseminação para outras regiões, incluindo fora da África.

Mpox

A Mpox é uma doença zoonótica viral transmitida por contato com animais silvestres infectados, pessoas contaminadas ou materiais contaminados. Seus sintomas incluem erupções cutâneas, linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fraqueza. As lesões podem variar em quantidade e localização, incluindo áreas como o rosto, palmas das mãos e plantas dos pés, bem como órgãos genitais e áreas mucosas.

*Com informações de OMS

error: Não é possível copiar.