BrasilInternacional

Brasil adia exigência de visto para turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos

[Foto: Richard Souza / AN]

Turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos, portadores de passaporte comum, poderão continuar entrando no Brasil pelas fronteiras terrestres, portos e aeroportos sem a necessidade de apresentar visto. Um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira (09/04) adiantou em um ano, para 10 de abril de 2025, a implementação da medida que previa a exigência do documento.

A decisão inicial, programada para janeiro deste ano, já havia sido adiada uma vez pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE), sob a justificativa de que poderia impactar o turismo durante a alta temporada, no início do ano.

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) informou que está em contato com companhias aéreas, associações de operadoras e agências de turismo dos países afetados pela mudança, garantindo que estão cientes da alteração.

Confira a nota abaixo:

“A Embratur já iniciou uma estratégia de divulgação internacional dos efeitos do Decreto nº 11.982, de 9 de abril de 2024, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que adia para 10 de abril de 2025 o início da cobrança de visto para ingresso no Brasil de visitantes estrangeiros portadores de passaporte dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A Agência mantém contato com imprensa, companhias aéreas, associações de operadores e agências de turismo dos três países.

A Embratur destaca a importância da decisão do governo para a manutenção do crescimento na chegada de turistas estrangeiros destes mercados internacionais, notadamente os Estados Unidos, segundo maior emissor para o Brasil em 2023, com 668.478 turistas (11,31% do total). Nos dois primeiros meses de 2024, a chegada de norte-americanos no Brasil foi 11% superior que no mesmo período do ano anterior.”

Eletrônico

Os turistas dos três países que desejarem conhecer o Brasil, devem solicitar o visto eletronico, o chamado e-Visa, por meio da plataforma: https://brazil.vfsevisa.com, com custo de emissão de US$ 80,90. 

O e-Visa representa uma evolução no processo de obtenção de visto, eliminando a necessidade de comparecer pessoalmente aos consulados brasileiros. Através da plataforma digital, os requerentes podem enviar toda a documentação necessária, incluindo uploads de imagens e uma foto recente. Uma vez aprovado, o visto eletrônico será enviado eletronicamente por e-mail. Ao chegar ao Brasil, os visitantes precisarão apenas apresentar um passaporte válido e uma cópia impressa do visto temporário.

Uma vantagem do e-Visa é sua flexibilidade: ele permite múltiplas entradas e tem o mesmo prazo de validade dos vistos convencionais, ou seja, dez anos para norte-americanos e cinco anos para canadenses e australianos.

Em caso de dúvidas ou problemas durante o processo de obtenção do e-Visa, os cidadãos canadenses, australianos ou norte-americanos podem entrar em contato através do e-mail brazilevisa@vfsglobal.com. Eles devem fornecer informações detalhadas, incluindo nome completo, país de cidadania e, se aplicável, capturas de tela ou fotos do erro ocorrido, além de informações sobre o dispositivo eletrônico utilizado para acessar o site.

error: Não é possível copiar.