PolíticaRio de Janeiro

Bolsonaro reúne apoiadores no Rio e defende anistia para condenados do 8 de janeiro

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de um ato em Copacabana, no Rio de Janeiro, na manhã do último domingo (16), reunindo apoiadores para defender a anistia dos condenados pelos atos de invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

Durante seu discurso, Bolsonaro afirmou que não deixará o Brasil para evitar uma eventual prisão determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente, atualmente inelegível, disse que não tem “obsessão pelo poder”, mas sim “paixão pelo Brasil”. Ele também mencionou a possibilidade de não disputar a próxima eleição presidencial, destacando que há “muitas pessoas capazes de substituí-lo”.

Bolsonaro rejeitou as acusações de tentativa de golpe de Estado, alegando que estava nos Estados Unidos no dia dos ataques às instituições em Brasília. Ele é investigado pelos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado da União.

De acordo com cálculos do Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e da ONG More in Common, cerca de 18 mil pessoas participaram do evento. A estimativa foi feita por um software de inteligência artificial, com base em imagens aéreas registradas ao meio-dia, no momento de maior concentração do público.

Com informações da Agência Brasil.

error: Não é possível copiar.