Eventos, Lazer e TurismoRio de Janeiro

Barra da Tijuca receberá Festival das Culturas Indígenas

Nos dias 13 e 14 de abril, o Museu do Pontal, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, será palco da segunda edição do Festival das Culturas Indígenas. Com entrada gratuita e classificação livre, o evento promete uma diversificada programação que inclui oficinas, apresentações musicais, exibição de filmes, bate-papos, feiras de artesanato e gastronomia.

A curadoria do festival é fruto da colaboração entre a equipe do museu e dois destacados educadores indígenas residentes no Rio de Janeiro: Pacari Pataxó e Carmel Puri. Entre os destaques do evento está a exposição “Carmézia Emiliano e a Vida Macuxi na Floresta”, primeira mostra individual da renomada artista plástica Carmézia Emiliano no Rio de Janeiro. Com 21 pinturas que retratam o cotidiano do seu povo, a exposição ocupará uma sala e o saguão do museu.

A abertura oficial do festival está marcada para o dia 13, às 10h, com uma oficina educativa de pintura corporal ministrada por Pacari Pataxó, que utilizará pigmentos extraídos do jenipapo. Além disso, o evento contará com a presença do cacique e xeramoi (liderança espiritual) Augustinho da Silva Karai Tataendy Oka, da aldeia Araponga, de Paraty, que aos 103 anos de idade, é uma das principais lideranças espirituais guarani mbya na Região Sudeste. Ele demonstrará a cerimônia ancestral Nhemongara’I no dia 14, às 15h45.

Na parte cinematográfica, uma mostra de cinema indígena será realizada com a curadoria da cineasta Olinda Tupinambá, apresentando três filmes: a animação “Quando os Maíra’yr Criaram a Noite”, e os documentários “No Tempo do Verão” e “Cordilheira de Amora II”. As sessões ocorrerão na sala multiuso, às 12h30, nos dois dias do festival, sendo necessário retirar ingresso na recepção com 45 minutos de antecedência.

Outras atividades incluem contação de histórias pelo escritor e poeta Dauá Puri, oficinas sobre a importância das sementes com Twry Pataxó, apresentações musicais do coral Guarani Tenonderã e do coral Kaa.guy Oy, além de uma palestra do cacique Carlos Doethyró Tukano sobre a defesa dos direitos dos povos indígenas e a cosmologia do povo tukano.

A música brasileira também marcará presença nos intervalos das atividades, com a DJ Cris Panttoja apresentando o resultado de suas pesquisas.

Deslocamento

Buscando garantir a acessibilidade e comodidade dos participantes do Festival das Culturas Indígenas no Museu do Pontal, serão disponibilizadas vans gratuitas com saídas da estação de metrô Jardim Oceânico (saída A – Lagoa) e do estacionamento do Alvorada. Basta chegar a um desses pontos e procurar pelo orientador de público do Festival.

As vans estarão operando com saídas a cada 20 minutos, iniciando às 9h30 e finalizando às 16h30 no sábado, e encerrando às 16h no domingo.

Para os visitantes que optarem por chegar de carro, o endereço do museu é: Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes 3.300, na Barra da Tijuca. Como referência, a organização do evento recomenda a utilização do condomínio Alphaville Residências, que está localizado ao lado do museu.

O estacionamento do museu estará fechado no sábado, devido às sessões de cinema ao ar livre, e estará aberto no domingo. No entanto, será permitido estacionar ao longo da via.

error: Não é possível copiar.