EducaçãoRio de Janeiro

Araruama terá Escola Clínica Autismo+

[Foto: Richard Souza / AEF]

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a prefeita Lívia de Chiquinho (Republicanos), de Araruama, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, anunciou a criação da Escola Clínica Autismo+. A unidade será destinada ao atendimento dos alunos da rede municipal de ensino e está programada para ser inaugurada ainda neste ano.

O projeto para a nova escola passou por votação na Câmara Municipal de Araruama. Após a aprovação, a prefeita recebeu vereadores favoráveis ao projeto em seu gabinete e expressou sua gratidão a cada um deles.

“Agradeço a todos os vereadores que votaram a favor para a aprovação da importantíssima lei de criação da Escola Clínica Autismo + em atendimento aos alunos da nossa rede pública municipal de ensino”, destacou a prefeita.

O Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, reforça a importância da conscientização sobre essa questão. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007.

TEA

Anualmente, o poder público e a sociedade civil promovem ações destinadas a disseminar informações sobre o autismo e a reduzir o preconceito em relação às pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é caracterizado por dificuldades na comunicação e na interação social, podendo também envolver comportamentos repetitivos, interesses restritos e dificuldades em lidar com estímulos sensoriais excessivos, como som alto, cheiros fortes e multidões. Além disso, pessoas com TEA podem apresentar dificuldades de aprendizagem e preferência por rotinas específicas.

O transtorno pode se manifestar em três diferentes níveis, os quais são definidos de acordo com o suporte que a pessoa necessita:

  • Nível 1: Suporte leve
  • Nível 2: Suporte moderado
  • Nível 3: Suporte elevado
error: Não é possível copiar.