Rio de JaneiroSegurança e Defesa Civil

Apreensão recorde de armas e queda nos índices criminais no Rio de Janeiro

[Foto: Divulgação / Polícia Civl do RJ]

No último período de cinco meses, no Rio de Janeiro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública, as forças de segurança retiraram das mãos dos criminosos um total de 321 fuzis. Esse é o maior número dos últimos 16 anos.

Além da apreenção de fuzis, foram apreendidas 3.138 armas de fogo no mesmo período. Esses resultados representam um aumento de 57% na apreensão de fuzis e de 10% no total de armas apreendidas em relação ao ano anterior.

Ooutros indicadores também mostram avanços na segurança pública. Foram registradas, em média, 108 prisões em flagrante por dia, o que representa um aumento de 15%. A recuperação de veículos também apresentou um crescimento de 26% no período, totalizando 6.519 veículos recuperados. Já a apreensão de drogas registrou um aumento de 8%, com 9.629 registros nos primeiros cinco meses de 2023.

Um dos destaques positivos é a diminuição nos roubos de rua, que englobam roubo a transeuntes, de aparelhos celulares e em coletivos. O estado registrou uma queda de 15% nesse tipo de crime em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 21.901 casos.

Os números de mortes por intervenção de agente do Estado também recuaram 16% entre janeiro e maio, apresentando uma redução de 53% apenas no mês de maio, o menor valor para o mês desde 2015.

Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do RJ.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.