Aposentadoria de cães da Guarda Municipal do Rio: Nero, Nova Diana e Milla estão disponíveis para adoção
[Fotos: Reprodução / Istagram]
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro está promovendo a adoção de três cães aposentados do Grupamento de Operações com Cães (GOC). Os pastores alemães Nero e Nova Diana, irmãos, e a fêmea Milla, da raça pastor belga de malinois, estão disponíveis para famílias que desejam proporcionar um lar acolhedor a esses animais que tanto contribuíram para a segurança da cidade.
Criado em 1994, o Grupamento de Operações com Cães conta atualmente com 40 cães treinados para patrulhamento e ações sociais. Inicialmente, o efetivo era composto por seis pastores alemães sem pedigree e 17 guardas municipais.
Segundo a Prefeitura do Rio, os três cães atuaram em eventos de grande porte, como o show de Madonna em 2024, na Praia de Copacabana, e em operações preventivas nos arredores do Maracanã durante jogos de futebol. Eles também participaram da Operação Verão, patrulhando pontos estratégicos, como os pontos de ônibus da Avenida Princesa Isabel.
Interessados podem se inscrever diretamente no Canil da GM-Rio, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, na Mangueira, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O processo seletivo é detalhado e inclui:
- Entrevistas para avaliar as condições do lar e o perfil do candidato.
- Encontros entre o cão e o candidato para verificar entrosamento.
- Assinatura de um termo de responsabilidade, que proíbe o uso dos cães para trabalho.
A prioridade na adoção é dos guardas que trabalharam com os cães, mas o processo também é aberto ao público em geral.
Aposentadoria dos cães de serviço
Os cães da Guarda Municipal começam a atuar a partir do primeiro ano de vida e, em geral, se aposentam aos 7 anos. Durante a carreira, recebem treinamento frequente e atuam tanto no patrulhamento quanto em atividades de interação social.
Entre 2023 e 2024, outros cães do GOC, como Elmo, Mike e Nina, encontraram novos lares por meio de campanhas de adoção. Em 2025, a cadela Margot foi adotada por uma família de Itaboraí, e o pastor alemão Nestor está sendo preparado para viver com um fuzileiro naval que treinou com ele.
*Com informações de Prefeitura do Rio