ANVISA identifica imunoglobulina falsificada
[Foto: Aline Souza / AEF]
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), determinou a apreensão e proibição da distribuição e comercialização do medicamento Panzyga® (Imunoglobulina Humana 10% 5g/ 50mL), lote K110A8285, com validade para 02/2024. A medida que também estabelece a proibição do uso do medicamento foi estabelecida pela Resolução RE 288, de sexta-feira (20/01).
A decisão da ANVISA se acorreu após a empresa Octapharma Brasil Ltda. detentora do registro do medicamento, comunicar, à Agência, que identificou unidades falsificadas do frasco-ampola do produto biológico Panzyga®. A empresa relatou diferenças na data de validade do produto e também, no material de embalagem (etiqueta e caixa).
De acordo com a ANVISA, o lote K110A8285 existe, mas sua validade real é de 02/2023. Existe, ainda, a suspeita de que o contéudo do frasco falsificado não seja de imunoglobulina humana e sim de uma solução de albumina humana.
A ANVISA solicitou que os serviços de saúde, caso notem unidades com as caracteristicas de falsificação, não utilizem os produtos e entrem em contato com a Agência, preferencialmente via Notivisa.