ANVISA autoriza aplicação da vacina contra a Covid-19, da Pfizer, em crianças de 5 a 11 anos

[Foto: Fernando Zhiminaicela por Pixabay]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), aprovou nesta quinta-feira, (16/12), a indicação do uso da vacina contra a Covid-19, produzida pelo consórcio Pfizer- BioNTech, em crianças com idades de 5 a 11 anos. Com a autorização, o Brasil poderá iniciar a aplicação do imunizante Comirnaty nesta faixa etária.

De acordo com a ANVISA, a aprovação concedida permite que o imunizante seja administrado em crianças desta faixa etária, no entanto, o envio das doses para os postos de vacinação dependerá do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), responsável por coordenar a distribuição das vacinas em todo Brasil.

Em outubro deste ano, a Pfizer informou que seu imunizante, quando administrado em crianças entre 5 e 11 anos de idade, apresentam a eficácia de 90,7% contra infecções causadas pela Covid-19. Já em novembro, a farmacêutica solicitou à ANVISA, a inclusão do uso de seu imunizante para crianças nessa faixa etária no Brasil.

Segundo a ANVISA, a autorização baseia-se nos dados disponíveis até o momento, e informou, ainda, que os resultados deverão ser avaliados a todo o momento.

“Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech COVID-19, quando administrada no esquema de 2 doses
em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2″, declarou a Agência.

Dosagem e composição

De acordo com a ANVISA, a administração do imunizante em crianças nesta faixa etária terá dosagem e composição diferente das aplicadas em maiores de 12 anos no Brasil.

Ainda segundo a Agência, serão aplicadas duas doses de 0,2mL (o equivalente a 10 microgramas), com o intervalo de pelo menos 21 dias entre a primeira e a segunda dose.

Com o objetivo de facilitar a identificação dos frascos para as equipes de saúde, os pais, mães e cuidadores que levarão as crianças aos postos de saúde, o frasco do imunizante para esta faixa etária terá cor laranja.

Opinião dos especialistas

A avaliação da ampliação do uso do imunizante da Pfizer/BionTech para crianças de 5 a 11 anos contou a área técnica da ANVISA e com a consulta e acompanhamento de um grupo de especialistas em pediatria e imunologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que tiveram acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.

O Médico Marco Aurélio Sádi, Presidente do departamento de infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, acredita que a aprovação concedida pela ANVISA, acompanha amparo de estudos realizados em cerca de 3 mil crianças, onde foi constatada eficácia de aproximadamente 90% na prevenção de Covid-19, nos primeiros 2 a 3 meses após as crianças terem completado o esquema vacinal com as duas doses do imunizante. Ainda de acordo com o Pediatra, no estudo, não houveram identificações de eventos adversos graves que seriam limitantes para o uso da vacina.

“A doença Convid-19, infelizmente tem vitimado aqui no nosso País, um número não negligenciável de crianças neste grupo etário, desta forma entendo que os benefícios que se vislumbram com a vacinação desse grupo etário, superam de forma inquestionável os eventuais riscos associados a essa vacinação, a luz das evidencias atuais”, declarou.

Marco Aurélio Sádi lembrou, ainda, que alguns países já iniciaram a vacinação para crianças nessa faixa etária, e não foram apresentados relatos de eventos adversos graves “que mais uma vez pudesse limitar o uso da vacina nesse grupo etário”.

Para o infectologista Renato Kfuri, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, “a Covid-19 nessa população em especial, crianças e adolescentes, mata mais do que todas as doenças do calendário infantil somadas juntas anualmente”.

Deixe uma resposta

English EN Portuguese PT Spanish ES
error: Não é possível copiar.