Anvisa aprova o uso emergencial de nova associação de anticorpos contra COVID-19
[Foto: Alissa Eckert, MS, Dan Higgins, MAM]
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial no tratamento contra COVID-19 da associação dos anticorpos monoclonais banlanivimabe e etesevimabe, que devem atuar no organismo identificando e neutralizando agentes invasores nocivos à saúde.
Segundo divulgado pela Anvisa, quando utilizados, banlanivimabe e etesevimabe deverão ser administrados simultaneamente, em dose única, “para o tratamento da Covid-19 nas formas leve a moderada, em adultos e crianças com 12 anos ou mais e que pesem pelo menos 40 quilos” que apresentam “alto risco de progressão da doença para a forma grave ou que possa levar à necessidade de internação”.
O tratamento não está indicado para pacientes que já estejam hospitalizados com Covid-19, que necessitem de oxigênio ou que necessitem de ventilação mecânica.
A autorização de uso emergencial somente permite o uso hospitalar. Não será possível adquirir o tratamento em farmácias.
Eficácia e segurança do tratamento:
O estudo clínico que atestou a eficácia do medicamento indicou uma redução de 70% nos índices de hospitalização relacionada à Covid-19 e de óbitos.
Por se tratar e aprovação de uso emergencial e não definitiva, a segurança e eficácia do tratamento continuará a ser avaliada.
Foram observadas reações graves na administração de banlanivimabe, que compõe o tratamento, então deverá ser incluída na bula do medicamento a seguinte observação: “Monitore clinicamente os pacientes durante a administração e observe os pacientes por pelo menos uma hora após a conclusão da infusão”