Ciência e TecnologiaEducaçãoRio de Janeiro

Alunos de Rio das Ostras participam de atividades de programação no Scratch Day

Compartilhe essa notícia!

Alunos da Rede Pública Municipal de Rio das Ostras, no estado do Rio de Janeiro, participaram de atividades em celebração ao Scratch Day, um movimento mundial da plataforma Scratch, projetada para o ensino de programação de forma divertida e envolvente. Com o tema “Janela do Futuro”, os estudantes vivenciaram oficinas e práticas tecnológicas na Cidade Universitária de Macaé e no Núcleo de Gestão Pedagógica – Nugepe, em Rio das Ostras.

Na Cidade Universitária de Macaé, a ação foi realizada no sábado (18/05), com a participação dos alunos das escolas municipais Francisco de Assis e João Bento Duarte Neto. No espaço foram realizadas diversas oficinas como a de Game com Scratch, Scratch com Microbit, Scratch Desplugado e Scratch Júnior.

No Núcleo de Gestão Pedagógica, as atividades realizadas na quarta-feira (22/05), foram direcionadas aos estudantes integrantes do Programa Aluno Monitor. Foram promovidas ações de criação de protótipos de games com a computação desplugada, além das oficinas plugadas com programação de protótipos robóticos WeDo 2.0, experiência com óculos de realidade virtual, modelagem em 3D e programação de placa Micro.bit.

Scratch

A plataforma Scratch é uma comunidade de codificação para crianças e oferece programação com interface visual simples para jogos e animações digitais, expandindo o acesso a ferramentas e recursos de computação criativa para crianças, jovens e educadores em todo o mundo. A temática da Campanha Scratch 2024 é inspirada no livro “Da Minha Janela”, escrito pelo professor carioca Otávio Júnior.

Segundo a coordenadora de Robótica de Rio das Ostras, Luemy Ávila, a aplicação prática dos conceitos do livro em atividades de codificação, aliada ao uso de ferramentas de tecnologia educacional, permite aos participantes explorarem a narração de histórias, a resolução de problemas e a colaboração de maneira dinâmica e envolvente

“Ao integrar os conceitos do livro em atividades práticas de codificação, as ferramentas de tecnologia educacional, os participantes têm a oportunidade de explorar a narração de histórias, a resolução de problemas e a colaboração de uma forma dinâmica e envolvente. Assim, muitas janelas são abertas para o futuro como inspiração da obra de Otávio Júnior”, contou a coordenadora de Robótica no Município.

O Scratch promove o pensamento computacional e as habilidades de resolução de problemas, ensino e aprendizagem criativos, autoexpressão, colaboração e equidade na computação.

*Com informações de Prefeitura de Rio das Ostras

error: Não é possível copiar.