EducaçãoPolíticaRio de Janeiro

Alunos da rede estadual ganham mais tempo para inscrição no Parlamento Juvenil

Compartilhe essa notícia!

[Foto: RIchard Souza / AN]

Alunos do ensino médio da rede pública estadual têm agora um prazo maior para se inscreverem na 15ª edição do Parlamento Juvenil (PJ). A iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), prorrogou as inscrições até o dia 02 de agosto. O programa oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de um deputado estadual durante a Semana Parlamentar, marcada para novembro.

Pedido dos Participantes Anteriores

Natalia Toledo, gestora do projeto, explicou que a extensão do prazo foi resultado de um pedido dos parlamentares eleitos na 14ª edição. “Os estudantes que já viveram a experiência do Parlamento Juvenil solicitaram um período de inscrições que abrangesse a volta às aulas para que pudessem participar também da divulgação do programa presencialmente nas escolas”, afirmou.

Processo de Inscrição e Eleição

As inscrições devem ser realizadas pelo site do PJ. Cada município do estado poderá escolher um representante através de um processo eleitoral, que ocorrerá entre os dias 07 e 09 de agosto, também pelo site do PJ, garantindo a participação de todos os alunos da rede estadual.

Capacitação dos Eleitos

Após a eleição dos representantes, os eleitos participarão de cursos de capacitação abrangendo temas como direito constitucional, ética no serviço público, redação e oratória, entre outros assuntos relevantes para o exercício legislativo.

Público-Alvo

O Parlamento Juvenil é direcionado a jovens de 14 a 17 anos que estejam cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio na rede estadual.

Com a prorrogação do prazo de inscrição, espera-se que mais estudantes possam se engajar e participar ativamente deste programa que visa aproximar os jovens das práticas democráticas e legislativas.

Com informações da Comunicação da Alerj.

error: Não é possível copiar.