Alerta de geada é emitido para Rio Grande do Sul e Santa Catarina
[Foto: Lauro Alves / Secom]
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo de geada para esta terça-feira (14/05) nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Embora as áreas listadas não sejam as mesmas mais afetadas pelas enchentes que se agravaram no fim de semana em municípios gaúchos, há cidades próximas que devem estar atentas.
Um dos avisos abrange o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, nordeste rio-grandense, Serrana e sul catarinense. O segundo alerta inclui o sudoeste rio-grandense, sudeste rio-grandense, centro oriental rio-grandense e centro ocidental rio-grandense, com extensão até a Região Metropolitana de Porto Alegre.
O segundo aviso também engloba municípios próximos da porção sul da Lagoa dos Patos e se estende a Pelotas, que enfrenta problemas com alagamentos. As regiões afetadas pelas geadas não estarão distantes das cidades de Canela e Bento Gonçalves, que também sofreram prejuízos devido às chuvas.
De acordo com o Inmet, o sul da Lagoa dos Patos deverá registrar mínimas de 4 graus Celsius (°C) na manhã de quarta-feira (15). Na Grande Porto Alegre e nos arredores do Lago Guaíba, os termômetros devem marcar mínimas entre 6°C e 7°C.
Alerta laranja
No domingo (12/05), o emitiu um alerta laranja, classificado como “de perigo”, para o declínio significativo da temperatura na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, o fenômeno será perceptível entre segunda-feira (13/05) e quarta-feira (15/05), com os termômetros podendo registrar até cinco graus Celsius (°C) a menos.
Nos estados do Sul, a previsão é de temperaturas mais baixas, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde os termômetros podem chegar abaixo dos 4ºC nos próximos dias, principalmente durante as madrugadas e manhãs. A chuva diminuirá a partir de segunda-feira, mas a chegada da frente fria trará temperaturas ainda mais baixas.