Rio Grande do Sul

Abear anuncia ampliação de voos em aeroportos do Rio Grande do Sul

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa / LensGo]

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), representando as companhias aéreas Latam, Gol e VoePass, anunciou, nesta quarta-feira (15/05), uma ampliação na oferta de voos e assentos nos aeroportos do Rio Grande do Sul. A medida, divulgada por meio de um comunicado oficial, visa oferecer mais opções aos passageiros, especialmente diante do fechamento do aeroporto Internacional de Porto Alegre que tradicionalmente movimenta o maior número de viajantes no estado.

Os aeroportos beneficiados por essa ampliação são os de Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. A iniciativa inclui indicações precisas dos terminais e fluxos específicos, visando facilitar o deslocamento e atender às necessidades dos passageiros.

O secretário de estado de Turismo em exercício no Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodríguez Júnior, destacou a importância dessa medida em meio à atual situação de catástrofe. Ele ressaltou que a iniciativa contribui para mitigar os efeitos do fechamento do principal aeroporto do estado e enfatizou um apelo aos viajantes que já possuem passagens compradas para visitar o Rio Grande do Sul.

 “A gente tem feito, inclusive, um pedido para quem já tem passagem comprada para visitar o nosso Estado: não cancele, apenas remarque a viagem. Precisaremos da ajuda de todos na nossa reconstrução”, disse o secretário em exercício.

Por meio de seu site oficial, a companhia aérea Azul também disponibiliza informações sobre as opções de alterações para os passageiros.

Confira, abaixo, a malha de voos extras por companhia aérea representada pela Abear, com prazo até 30 de maio.

Gol

  • Voos diários adicionais
    Congonhas (CGH) x Florianópolis (FLN)
    Florianópolis (FLN) x Congonhas (FLN)
    Galeão (GIG) x Florianópolis (FLN)
    Florianópolis (FLN) x Galeão (GIG)
    Guarulhos (GRU) x Passo Fundo (PFB)
    Passo Fundo (PFB) x Guarulhos (GRU)
    Congonhas (CGH) x Caxias do Sul (CXJ)
    Caxias do Sul (CXJ) x Congonhas (CGH)
  • + 6 frequências semanais
    Galeão (GIG) x Florianópolis (FLN)
    Florianópolis (FLN) X Galeão (GIG)
  • Chapecó
    Gol operará com aviões maiores nas rotas que envolvem a cidade catarinense, ofertando maior número de assentos.

Mais informações no site: www.voegol.com.br

Latam

  • Voos diários adicionais
    Guarulhos (GRU) x Florianópolis (FLN)
    Florianópolis (FLN) x Guarulhos (GRU)
    Guarulhos (GRU) x Jaguaruna (JJG)
    Jaguaruna (JJG) x Guarulhos (GRU)
    Guarulhos (GRU) x Caxias do Sul (CXJ)
    Caxias do Sul (CXJ) x Guarulhos (GRU)
  • + 4 frequências semanais
    Guarulhos (GRU) x Caxias do Sul (CXJ)
    Caxias do Sul (CXJ) x Guarulhos (GRU)
  • + 2 frequências semanais
    Congonhas (CGH) x Caxias do Sul (CXJ)
    Caxias do Sul (CXJ) x Congonhas (CGH)

Mais informações no site: www.latamairlines.com/br/pt

Voepass

  • Voo de 15 de maio
    Congonhas (CGH) x Uruguaiana (URG)
    Uruguaiana (URG) x Congonhas (CGH)
  • Voo de 17 de maio
    Congonhas (CGH) x Santa Maria (RIA)
    Santa Maria (RIA) x Congonhas (CGH)
  • Voo de 19 de maio
    Congonhas (CGH) x Santo Ângelo (GEL)
    Santo Ângelo (GEL) x Congonhas (CGH)
  • Voo de 21 de maio
    Congonhas (CGH) x Pelotas (PET)
    Pelotas (PET) x Congonhas (CGH)

Passagens disponíveis em: www.latamairlines.com/br/pt

Segundo infomações do Governo do estado do Rio Grande do Sul, a realocação de passageiros para os seis aeroportos regionais do Rio Grande do Sul pretende reduzir o impacto da interdição do Aeroporto Salgado Filho por tempo indeterminado. A medida foi publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na segunda-feira (13/05), em virtude das enchentes que atingem a capital.

Aeroporto Internacional de Porto Alegre

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, segue fechado por tempo inderterminado. O anúncio foi realizado na segunda-feira (06/05), pela Abear. O comunicado ressaltou a falta de previsão para a retomada das atividades, destacando que o terminal de passageiros está fechado visando a segurança de todos. “Não há previsão de retomada. Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado”, informou a nota.

As empresas aéreas associadas à Abear cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e estão oferecendo flexibilidade nas regras de remarcação e reembolso dos bilhetes. Passageiros afetados devem entrar em contato com a companhia aérea para realizar as devidas alterações.

Enquanto isso, os aeroportos das cidades gaúchas de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas seguem sujeitos a possíveis impactos das condições meteorológicas adversas registradas em todo o estado.

Anac

A Agência Nacional de Avião Civil (Anac), informou que os passageiros que precisarem remarcar voos com destino final para o Rio Grande do Sul não terão que pagar valores adicionais para mudar a data da viagem, no prazo de 1 ano. Além disso, o reembolso ou crédito por cancelamento de voos com destino final alterado será total, sem cobrança de taxas. O estado passa pela pior tragédia climática de sua história, após fortes chuvas alagarem quase 90% das cidades.

Segundo a Anac “o reembolso integral é devido nos casos em que o cancelamento do voo foi feito pela empresa aérea. Caso o passageiro solicite cancelamento ou alteração de passagem, valem as regras de reembolso previstas no contrato – inclusive multas e taxas de remarcação.”

As mudanças estão valendo desde o dia 11 de maio, quando as companhias aéreas foram oficiadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre os procedimentos a serem observados. Novos voos da malha aérea emergencial para o interior do estado começaram a operar esta semana.

A Anac também determinou que as empresas aéreas identifiquem e priorizem o contato com passageiros que estejam com trecho de retorno pendente, com destino ou origem no Rio Grande do Sul, para que eles definam preferencialmente suas reacomodações. As empresas aéreas também devem buscar identificar casos urgentes e relevantes para fins de priorização do transporte.

A agência reguladora também decidiu pela suspensão imediata da comercialização de passagens aéreas para voos com origem e destino no aeroporto de Porto Alegre. A proibição da comercialização de passagens, que vigorará até nova avaliação pela agência, abrange todos os canais de comercialização, inclusive sistemas que disponibilizem vendas por terceiros, como agências de viagem e outros intermediários que possam comercializar os bilhetes.

error: Não é possível copiar.