
O FBI anunciou nesta quinta-feira (11/09) uma recompensa de até US$ 100 mil (cerca de R$ 631 mil) por informações que levem à identificação e prisão do responsável pelo assassinato do influenciador político Charlie Kirk, ocorrido em 10 de setembro de 2025, na Universidade Utah Valley, em Orem, Utah.
Charlie Kirk foi baleado por volta das 12h20 (horário de Brasília) durante um evento público patrocinado por estudantes da Turning Point USA. Ele foi levado ao Hospital Regional de Timpanogos, mas morreu poucas horas depois. O tiroteio ainda está sob investigação, conduzida pelo Departamento de Segurança Pública de Utah (DPS) e pelo FBI, em conjunto com o Ministério Público do Condado de Utah, o Gabinete do Xerife do Condado de Utah e as polícias locais.
De acordo com informações do DPS, inicialmente, dois suspeitos foram detidos — George Zinn e Zachariah Qureshi — mas ambos foram liberados e não há vínculos atuais deles com o tiroteio. O FBI busca ativamente o autor do ataque, que acredita-se ter ocorrido a partir do telhado de um prédio em direção ao pátio externo onde acontecia o evento, com cerca de 3.000 pessoas presentes.
O agente especial Robert Bohls, do Escritório de Campo do FBI em Salt Lake City, informou que a arma utilizada no crime, um rifle de ferrolho de alta potência, foi recuperada em uma área arborizada próxima ao local. Impressões de calçados, palmares e do antebraço também foram coletadas para análise. Até o momento, mais de 130 pistas foram recebidas pelo FBI.
“Posso dizer que recuperamos o que acreditamos ser a arma usada no tiroteio de ontem: um rifle de ferrolho de alta potência. Esse rifle foi recuperado em uma área arborizada para onde o atirador havia fugido. O Laboratório do FBI analisará a arma. Os investigadores também coletaram impressões de calçados, impressões palmares e impressões do antebraço para análise”, disse Bohls.
Nesta quinta-feira (11/09), o FBI divulgou fotos de um homem classificado como “pessoa de interesse”, termo usado nos EUA para indicar alguém que pode ter informações relevantes ou possível ligação com o crime, mas que ainda não é formalmente acusado. O escritório local pede a ajuda do público para identificar o indivíduo e fornecer qualquer informação que contribua com a investigação.
We are asking for the public's help identifying this person of interest in connection with the fatal shooting of Charlie Kirk at Utah Valley University.
— FBI Salt Lake City (@FBISaltLakeCity) September 11, 2025
1-800-CALL-FBI
Digital media tips: https://t.co/K7maX81TjJ pic.twitter.com/ALuVkTXuDc
O campus da Universidade Utah Valley permanecerá fechado pelo restante da semana, e serviços de apoio à saúde mental foram disponibilizados às testemunhas do evento, por meio do número de emergência estadual 988.