
[Foto: Divulgação / Harvard Business Publishing]
O Santander, em parceria com a Harvard Business Publishing Education (HBP Education), oferece 2 mil bolsas gratuitas no programa Teaching with Purpose, voltado a professores universitários de 13 países, incluindo o Brasil. As inscrições vão até 18 de agosto de 2025 e devem ser feitas pelo site Santander Open Academy.
O curso, com início em outubro de 2025 e término em novembro de 2025, será totalmente online e gratuito, cobrindo a certificação digital. O programa terá formato flipped classroom, combinando módulos online, atividades práticas e cinco sessões virtuais ao vivo, sendo necessário participar de pelo menos quatro delas ou assistir à gravação para obter créditos de participação.
Podem se inscrever professores com mais de três anos de experiência, fluência em espanhol, português ou inglês, habilidades digitais básicas e compromisso em gerar impacto em sua comunidade educacional. Durante o programa, os participantes aprenderão a criar experiências de aprendizagem eficazes, inclusivas e participativas, planejar aulas com aprendizagem ativa, aumentar o engajamento dos alunos, avaliar o ensino, criar ambientes seguros e utilizar ferramentas de inteligência artificial.
A HBP Education, divisão da Harvard Business Publishing e afiliada à Harvard Business School, será responsável pela gestão completa do programa, incluindo critérios de seleção, acompanhamento pedagógico e entrega do certificado digital aos aprovados.
Para participar, é necessário preencher o formulário no Santander Open Academy, selecionar o idioma do teste de avaliação e concluir as provas até 18 de agosto de 2025. Os candidatos aprovados serão notificados a partir de 2 de setembro de 2025.
O programa exige bom sinal de internet, webcam e fone de ouvido com microfone para participação nas sessões ao vivo. A certificação será concedida mediante realização de todas as atividades dos módulos e conclusão do projeto final.
Segundo Márcio Giannico, Senior Head do Santander Brasil, o objetivo é apoiar os professores na promoção de uma educação mais ativa, inclusiva e alinhada aos desafios contemporâneos, integrando metodologias e ferramentas contemporâneas diretamente na atividade de ensino.
“Aprender novas metodologias e incorporar ferramentas contemporâneas é essencial para se conectar com os estudantes. Vamos apoiar os professores promovendo uma educação mais ativa, inclusiva e alinhada aos desafios contemporâneos”, disse Giannico.