
Foto: Divulgação / CBMRS 5º BBM
Uma menina morreu após cair de uma altura de aproximadamente 70 metros no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu nesta quinta-feira (10/07), por volta das 13h30, durante um passeio em família no Parque Nacional da Serra Geral.
De acordo com prefeito de Cambará do Sul, Schamberlan Silvestre, a criança estava acompanhada dos pais e dois irmãos, quando se afastou da família e caiu da borda do cânion. A família, natural de Curitiba (PR), estava em férias no estado e, na véspera, havia visitado o Cânion Itaimbezinho, também em Cambará do Sul.
O Corpo de Bombeiros informou que equipes dos pelotões de Canela e Gramado foram acionadas e iniciaram o deslocamento imediato ao local. Em apoio, também participaram da operação o Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre e o helicóptero da Brigada Militar. No entanto, as condições climáticas impediram o uso seguro das aeronaves.
Por volta das 17h30, a menina foi localizada com o auxílio de um drone com câmera térmica, a cerca de 70 metros abaixo do ponto da queda. Os Bombeiros informaram que diante da dificuldade de acesso, os bombeiros montaram uma operação por cordas para descer até o local. As buscas continuaram durante a noite, e por volta das 23h, os socorristas chegaram até a vítima, que já estava sem sinais vitais.
O Corpo de Bombeiros seguiu com a ascensão do cânion para finalização do resgate. Em seguida, os trâmites legais ficaram sob responsabilidade da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias. Em nota, o 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) de Caxias do Sul lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade à família da criança.
Linha do Tempo: Acidente no Cânion Fortaleza
Nota de pesar
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul divulgou nota oficial nesta sexta-feira (11), lamentando o ocorrido:
NOTA DE PESAR
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul manifesta profundo pesar diante da trágica perda de uma criança, vítima de uma queda em área de cânion, nesta quinta-feira (10/07).
Neste momento de luto e consternação, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade atingida por essa perda irreparável. Que encontrem na fé a força para superar a dor da ausência.
À família, nossa mais sincera homenagem, respeito e solidariedade.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO SUL
Cânion Fortaleza
Localizado a cerca de 23 quilômetros do centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza está inserido no Parque Nacional da Serra Geral e é considerado um dos mais imponentes da região. Com 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e altitude de 1.157 metros acima do nível do mar, o cânion impressiona pela grandiosidade e pelas paisagens que oferece aos visitantes.
O nome “Fortaleza” faz referência aos paredões rochosos que lembram muralhas naturais. O local é conhecido por trilhas que atraem turistas em busca de aventura e vistas panorâmicas. Entre os percursos mais populares está a Trilha do Mirante, de onde é possível avistar, em dias de céu limpo, o litoral do Rio Grande do Sul.
Segundo a Prefeitura de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza é o mais visitado do Parque Nacional da Serra Geral e segue como um dos principais atrativos naturais do Sul do Brasil, integrando a chamada região dos Aparados da Serra.