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Funcionamento dos bancos no fim de ano: Confira horários e serviços durante os feriados

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[Foto: Ilustrativa / Richard Souza / AN]

Com as festas de final de ano se aproximando, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) divulgou o funcionamento dos bancos durante o período. Nos feriados nacionais de 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), não haverá expediente bancário, e as agências estarão fechadas para atendimento presencial ao público. Durante esses dias, as compensações bancárias, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED), não serão realizadas. Contudo, o PIX, que funciona 24 horas por dia, incluindo nos feriados, estará disponível para transações.

Segundo a FEBRABAN, no dia 24 de dezembro (terça-feira), os bancos funcionarão com horários reduzidos, das 9h às 11h (horário de Brasília).

Os bancos retomam o funcionamento normal nos dias 26 de dezembro (quinta-feira) e 2 de janeiro (quinta-feira), exceto nas localidades onde houver feriado municipal. O último dia útil de atendimento completo será 30 de dezembro (segunda-feira).

Em relação aos pagamentos, as contas de consumo, como água, energia e telefone, que vencerem nos dias de feriado (25/12, 31/12 e 1º/01), poderão ser pagas sem acréscimo no dia útil seguinte. No entanto, para tributos e impostos que vencem nesses dias, é necessário antecipar o pagamento para evitar juros e multas.

“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

A Federação recomenda o uso dos meios eletrônicos, como internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos, para realizar pagamentos e transferências e reforça canais oferecem praticamente todas as operações bancárias, garantindo praticidade e segurança para os clientes durante o período de festas.

“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta o diretor-adjunto.

Além disso, clientes cadastrados para Débito Direto Autorizado (DDA) podem realizar o pagamento de boletos bancários de forma simplificada.

*Com informações de FEBRABAN

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